terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pequenas Vitórias!


"(...) Preparava-me para colocar os talheres adaptados no tabuleiro, mas pensei porque não tentar sem eles. Começámos pela sopa (senti que também eu estava ansiosa). Incentivei-o a pegar na colher com a mão direita, pois era a que tinha mais limitações, e desta forma podia desenvolver as capacidades desse lado e ainda tomar consciência das suas próprias limitações (conseguiu!). Levou a colher com sopa à boca, e mais uma e depois outra, e quando vi já não havia sopa. E depois da sopa comeu a fruta. Ao longo desta demorada tarefa, era notória a sua satisfação e motivação para continuar. Conseguia ver nos seus olhos, na expressão da sua face o orgulho da pequena vitória alcançada. Eu vivi este momento, talvez com a mesma intensidade que o doente. Foi bom, senti que tinha valido a pena ter insistido. O envolvimento e a participação activa do doente na sua recuperação após o AVC, relativamente à sua autoconfiança e motivação, fizeram-me acreditar (ou reforçar) que têm um papel muito preponderante nos resultados obtidos nas intervenções de enfermagem. Neste turno ganhei sorrisos, sorrisos que mostravam a alegria de uma pequena vitória, de uma vitória partilhada comigo. Foi muito gratificante e especial."




Nem sempre é fácil! É ter mais de duas mãos e um coração (grande!), é ter de manter a expressão de serenidade mesmo na frente do desespero, é ter um (grande!) brilho no olhar, é transformar as lágrimas num desabafo, é ser humana e dar (muito!) conforto. Muitas são as vezes em que o coração estremece, cheio de emoções inexplicávies!
São momentos como estes que me fazem sentir que vale mesmo a pena, que me fazem sentir orgulhosa de estar onde estou.

Ontem foi um dia assim!=)

2 comentários:

  1. :) tu nasceste mesmo para isto rapariga!

    ResponderEliminar
  2. Vale sempre a pena. Mesmo que nao se percebam as palavras, o sorriso e universal. Mais que nunca tenho a prova disso neste mesmo sitio onde estou. Tudo vale a pena, e tu, es linda. Tenho tantas saudades, mas vejo q estas bem, isso deixa-me bem tb. Adoro-te. Um beijo ja meio com uma lagrima a cair do olho...*

    ResponderEliminar